quarta-feira, 30 de junho de 2010

TOCAM OS SINOS NA TORRE DA IGREJA...


Já passou a procissão.

Fotografias.CatarinaPereira

terça-feira, 29 de junho de 2010

terça-feira, 8 de junho de 2010

PRAÇA PALCO DE TEATRO, BOLEROS E CONSELHOS DE SAÚDE

MOUVA DE JUNHO MARCADO PELA PRESENÇA DE NOVOS VENDEDORES E ANIMAÇÃO CLÁSSICA
No passado domingo, 6 de Junho, cerca de quarenta vendedores e várias centenas de pessoas não faltaram à agenda da penúltima edição do Mouva 2010. A Praça de S. Pedro é já paragem obrigatória para muitos visitantes que, do concelho ou de passagem, no primeiro domingo do mês procuram o Mercado de Objectos Usados, Víveres e Artesanato para comprar o pão pela manhã, levar as crianças à hora do conto ou espreitar a animação que a cada domingo tem feito as surpresas de quem passa.
Esta edição contou com a presença de novos vendedores, essencialmente da área do artesanato urbano que pela primeira vez apresentaram os seus trabalhos na feira, e as duas apresentações do recital "Anacreontea - Pintar com vinho as setas do amor", uma participação da associação cultural THÍASOS», da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Ao longo do recital, bastante aplaudido pelo público que se foi juntando em torno do coreto, foi possível assistir a momentos de música, dança, pintura, sem faltar o néctar de Diónisos.

Em semana de Dia Mundial da Criança, o Mercado não esqueceu os mais novos e teve também um espaço de animação dedicado aos mais pequenos - “Brincar à saúde” - que contou com a participação de três enfermeiras habituadas a trabalhar em projectos de sensibilização para o público infanto-juvenil. Através da música, este grupo conseguiu, não só animar todos os presentes que passeavam pela praça como abordar através de forma eficaz conceitos e conselhos de saúde de forma bastante divertida.
A edição de Junho despediu-se com um concerto de encerramento que fez as delícias do público que já tinha ouvido música ligeira na edição de 2009. O trio de percussão, acordeão e guitarra, composto, respectivamente, pelo Fardilha, João Cardoso e Bardote foi oferecendo uma banda sonora de valsas, boleros e tangos que prolongou para além da hora habitual o fim do Mouva com para agrado dos visitantes e transformando a praça num palco de memórias.

O Mouva regressa já no próximo dia 4 de Julho, onde se promete uma última edição regular do mercado em grande festa. Novidades, informações e imagens do Mouva podem ser seguidas nas páginas online.

Daniel Cohn-Bendit sobre ajuda económica a Grécia

O eurodeputado francês dos Verdes - um ícone do Maio de 68 - num discurso que faz pensar:

sábado, 5 de junho de 2010

VENHA DAÍ VENDER, COMPRAR, PASSEAR OU DEIXAR-SE FICAR NA NOSSA PRAÇA

ESTE DOMINGO (10h00-17h00)
PASSE PELA PRAÇA,
É DIA DE MOUVA,
VENHA À PALHAÇA!


Num domingo recheado de eventos no concelho de Oliveira do Bairro, sugerimos a passagem pela Praça de São Pedro, na Palhaça. ESTE MÊS DESTACAMOS o teatro de rua de inspiração clássica as compras a preços acessíveis as actividades para crianças, e o habitual passeio descontraído num espaço público verdejante, ao som de músicas do mundo.
Se o tempo permitir teremos teremos esplanada permanente na Praça com o Café Abrigo. Tome um café ou beba um refresco lendo o jornal ou apenas conversando com o olhar de S. Pedro no horizonte.



CARDÁPIO _ PARA ESTE DOMINGO
1.ACTIVIDADES PARA CRIANÇAS
10H30 Desenho: «Vamos Estender O Arco-Íris Na Praça»
12H12 Hora do Conto: Encenação de uma história infantil
12H30 Recreio da Saúde: Aprender cuidados de saúde de forma lúdica


2. ANIMAÇÃO PARA TODOS
RECITAL «ANACREONTEA» PELA ASSOCIAÇÃO CULTURAL «THÍASOS» (Universidade de Letras de Coimbra)
Título: "Anacreontea. Pintar com vinho as setas do amor"
Resumo:
A poesia feita ao jeito de Anacreontea atravessa vários temas de inspiração, do vinho ao amor, passando pela descrição do trabalho do artista que canta, esculpe, pinta. Ao longo do recital, tentamos recuperar um pouco de todos esses temas, com momentos de música, dança, pintura, sem faltar o néctar de Diónisos.

MÚSICA, com a já habitual MENSALMENTE CUIDADA SELECÇÃO MOUVA
Há uma Deolinda na Praça a desafiar a gente que passa. É só nas colunas de som, mas sabemos que ela é das nossas, como o são também o projecto O Qu'Estrada, os Gaiteiros de Lisboa ou A Naifa – Portugal tradicional e Portugal contemporâneo. A viagem musical é um pouco ziguezagueada. De um momento para o outro podemos correr de Espanha para a Índia ou para Cabo-Verde, e imediatamente a seguir para o romantismo de Paris ou para a farra ou para a solenidade do leste da Europa, com música dos Balcãs a marcar o ritmo. Cesária Évora, Anaquim, Fanfarra Ciocarlia e Pascal Comelade estão garantidos.

terça-feira, 1 de junho de 2010

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

As crianças têm direitos. Mas todas? Quantas tiveram hoje direito a jogos, a pinturas faciais, a passeios, a ouvir contos infantis, a um dia especial?

A quantas continua a ser negado o direito a desenvolver o seu potencial? Quantas são privadas de serviços básicos? Quantas não conseguem fazer ouvir a sua voz?

Quem lhes corta o fio do sonho, o direito a sorrir, a ser felizes? Quantas não sobrevivem na selva moderna desprovida de afectos? Quantas não definham enroscadas em abandono criminoso?

Pedro Zargo, poeta aveirense, deu um dia forma poética a tais interrogações. Infelizmente essas perguntas, que deveriam durar tanto como as rosas de Malherbe, continuam actuais. Até quando?


Sabes, meu filho?
- É hoje o Dia da Criança.
Lê-se:
Hoje é o Dia Mundial da Criança!
Pergunta-se, não levem a mal:
- E porque não o Dia da Criança Universal?