terça-feira, 22 de setembro de 2009

MOUVA 27/9: «Passem Por Nós no Coreto»

Mercado MOUVA encerra ciclo de 6 meses este domingo

Chega ao fim, este domingo, a primeira temporada da série MOUVA (Mercado de Objectos Usados, Víveres e Artesanato), um evento que tem assentado arraiais, no último domingo de cada mês, desde Abril, no Largo de São Pedro, na Palhaça. No encerramento, três momentos musicais, jogos, massagens, animação de rua, ioga do riso e espaço para crianças alinham no menu cultural e recreativo. Aos curiosos, a organização, os artistas e os vendedores apelam: «Passem por Nós no Coreto», ou participem, nas vendas ou artisticamente.

Era uma vez um «mercado-mais-do-que-mercado», aberto ao comércio sustentável, ao lazer, à saúde e à cultura, criado com o intuito de dinamizar uma praça, de reunir pessoas de diferentes idades e interesses, e deixar algumas marcas através das artes (música, poesia, fotografia, cinema, etc.). Eis a história do MOUVA, na Palhaça. Do artesanato urbano a tradicional, filatelia e numismática, passando por produtos agrícolas frescos, brinquedos, quinquilharias, antiguidades, bijuteria, limonada, doces, pão, música, filmes, roupa - de tudo um pouco tem passado pelo certame.

As montras de venda e as mostras de artes mantêm o espírito dos mercados anteriores, mas há apostas novas a reter: Ioga do Riso; música swing, numa performance interactiva comandada pelo saxofonista Henrique Portovedo; fado ligeiro, com António Fardilha e Fernando Bardot; um espaço-projecto de pinturas faciais chamado Pimpidu; uma performance centrada no corpo («Humanimalidades»); e um Espaço Encantado, um local de arte e massagens. Repescagens, também as há, para quem não teve oportunidade de assistir às suas actuações: BD (duo local de violino e guitarra) e os Palhatrapos («uma dupla de palhaços-músicos, divertidos e coloridos, o menino nos sopros e a menina na percussão»).

Em dia de eleições legislativas, a organização do MOUVA propõe um referendo sobre a continuidade deste evento. O MOUVA é de quem por ele/ali se move. Apareça. Entrada livre. Entre as 10h e as 17h, no Coreto de S. Pedro.

Sem comentários: