quinta-feira, 10 de março de 2011

UM PALHACENSE EM ISRAEL, UM PORTUGUÊS NO MUNDO

No próximo sábado, 12 de Março, no programa da RTP1, PORTUGUESES PELO MUNDO, às 21.15, um rosto que nos é familiar, Johnny Freire. Um jovem Sacerdote Católico Palhacense em Israel.

"Mês de Janeiro do ano de 2011, recebo um email um pouco estranho. Alguém da produção do programa “Portugueses pelo Mundo” pergunta-me se estou disponível para mostrar a cidade de Jerusalém para um dos programas da série. Não sendo um tipo dos media com alguma dificuldade disse que sim, também com o desejo de poder mostrar uma das cidades mais emblemáticas do mundo e na qual vivo desde 2008.  No dia marcado apareceu uma equipa formada por três pessoas: o Miguel que entrevistava, o Ricardo que filmava e a Cátia. O objectivo: mostrar a cidade de Jerusalém um pouco a partir das três grandes religiões monoteístas e de como expressavam a fé em Deus. Tudo filmado durante uma Sexta-Feira, dia sagrado para muçulmanos, na qual os Franciscanos lembram a Via Sacra e ao pôr-do-sol os judeus celebram o início do Shabat. Na prática foi uma coisa para três dias que aparecerá na televisão como se fosse um dia. Espero que sirva para aguçar o apetite a quem quiser fazer uma experiência Nesta cidade única no mundo."
Johnny Freire

Com ele vamos seguir pelo Monte das Oliveiras, pela Universidade, onde Jesus foi flagelado, e no terraço vai mostrar-nos a esplanada das mesquitas. Com este amigo, e em início de quaresma, fazemos a Via Sacra, que passa pelo mercado árabe. A viagem com este Palhacense em Israel termina no Muro das Lamentações à conversa com ortodoxos, onde se reza e dança.




OBRIGADA Johnny. SÁBADO TEREMOS UMA PALHAÇA ATENTA AO SEU PORTUGÊS.

Sem comentários: