sexta-feira, 27 de outubro de 2017

PORTUGAL SEM FOGOS DEPENDE DE TODOS!

Segundo informação divulgada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta quinta-feira, 26 de outubro, prevêem-se para os próximos dias a manutenção de um cenário meteorológico caraterizado por tempo seco, com índices muitos baixos de humidade relativa, e vento forte. 


2. EFEITOS EXPECTÁVEIS 
A situação é muito favorável à ocorrência de incêndios rurais que, caso venham a verificar-se, podem evoluir com grande rapidez de propagação e enorme dimensão, uma vez que ainda há grande quantidade de material lenhoso acumulado nos espaços florestais. 

3. MEDIDAS PREVENTIVAS 
O risco descrito exige um cuidado redobrado por parte de todos, nomeadamente a através da adequação dos comportamentos ao uso e fruição do espaço rural, de modo a que se evitem ignições suscetíveis de originar incêndios rurais grandes e facilmente propagáveis. 

É PROIBIDO fazer uso do fogo junto a espaços florestais, sendo imperioso que todos os portugueses adequem os seus comportamentos face ao risco existente nessas áreas ao longo dos próximos dias. 

Assim, recordamos que não é permitido: 
• Realizar queimadas ou fogueiras; 
• Utilizar equipamentos de queima e de combustão; 
• Queimar matos cortados e amontoados ou qualquer tipo de sobrantes de exploração; 
• Lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes; 
• Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais ou vias circundantes; 
• Proceder à fumigação ou desinfestação de apiários com equipamentos sem dispositivos de retenção de faúlhas. 

Só a observação rigorosa destes princípios pode garantir a efetiva proteção e defesa da nossa floresta contra incêndios. 

TOLERÂNCIA ZERO no uso de fogo...

Sem comentários: