Na sequência dos trágicos incidentes que ocorreram nos últimos dias no nosso país, e que afetaram a freguesia da Palhaça, deixando-nos a todos desolados e em estado de alerta, entendemos que esta é a hora de passarmos das constatações e da conversa à ação.
É muito importante refletir e discutir para planificar, envolver e agir, sobretudo localmente. E por isso, estamos a organizar uma reflexão pública sobre a nossa Palhaça, não apenas do ponto de vista da floresta e do que aconteceu - identificando fragilidades e consequências e como todos poderemos contribuir para recuperar o que foi danificado – mas acima de tudo refletindo sobre a comunidade e o território que somos e que queremos ser. Temos entre nós todas as pessoas necessárias que com as suas capacidades podem e saberão contribuir para uma cidadania ativa.
Queremos que as diversas gerações da nossa vila se encontrem e partilhem conhecimentos, práticas e reflexões que façam com que cada vez mais todos os Palhacenses conheçam melhor a sua terra e as suas pessoas, preservem a sua história, defendam as suas causas, nas suas especificidades e potencialidades.
Queremos ser uma comunidade conhecedora, crítica, solidária e feliz. Uma comunidade que viva o presente numa trajetória de constante melhoria. Uma vila à qual as pessoas sintam que pertencem e onde são felizes!
O ponto de partida da Plataforma PA – PALHAÇA, PENSAR & AGIR - com que queremos arrancar é um encontro no próximo domingo, entre as 10h00 e as 11h30, na antiga escola primária da nossa vila. A sua missão é encorajar o envolvimento das pessoas e promover a participação cívica na nossa vila através da reflexão, formação e ação.
Estamos a convidar autarcas, dirigentes de associações e instituições sociais, entidades locais e todos os interessados em fazer parte desta plataforma para uma conversa pública. Vimos desafiá-lo a si a participar. Venha daí!
Contamos consigo para que esta plataforma contribua para as mudanças que queremos ver na nossa Palhaça!
Contacto | ribeiro-jorge@sapo.pt e/ou pmiguelcarvalho@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário