quarta-feira, 26 de agosto de 2009

MOUVA #5 – Como fechar «Aquele Querido Mês de Agosto» na Palhaça

Este domingo, dia 30, a Praça de São Pedro, na Palhaça, vai ser palco da última edição de Verão do MOUVA (Mercado de Objectos Usados, Víveres e Artesanato). Agosto já inspirou filmes e músicas populares e o MOUVA também não lhe resiste. Quer fazer deste fim do mês, numa praça viva, uma futura viva e querida memória, mas, para isso, precisa da sua colaboração e dinamismo.

Comércio variado, palhaços-músicos, obras criativas em exposição ao ar livre, lazer à sombra, idiomas cruzados, música «com todos», uma contadora de histórias infantis e pintores faciais vão espalhar-se pelo recinto. O resto do programa do MOUVA depende de si, da sua espontaneidade, do seu contributo cívico e artístico. «Faça o seu prório MOUVA», eis o mote. O desafio-extra passa por «fazer o MOUVA dos outros diferente», com animação musical, truques de magia ou outros talentos.

A organização do certame diz estar «consciente de que Agosto convida naturalmente à praia, um concorrente quase desleal de um evento de pequena-média dimensão, longe dessa tentadora praia». Mesmo assim, garante não cruzar os braços e promete «insistir em solidificar, apesar dos limites, o projecto, que é um compromisso com a vila e com quem por lá já passou, que se pretende mais duradouro e firme do que um castelo de areia».

Entre as 10h da manhã e o meio da tarde, terá a oportunidade de se cruzar, várias vezes, com os Palhatrapos, uma dupla de sopros e percussão, que apostará num «repertório essencialmente medieval e tradicional». Poderá ainda deixar a sua marca criativa num poema colectivo a estender na corda ao final do dia. Pela manhã, uma actividade com crianças, mas para todas as idades centrar-se-á no que é «possível inventar/fazer/criar numa praça, com crianças e com a criança que ainda habita os adultos». Nas colunas, haverá música a percorrer os quatros cantos do mundo.

O MOUVA continuará atento e disponível para abraçar novas iniciativas ao longo do Outono, depois de deixar a praça temporariamente no último domingo de Setembro. Mantenha-se inteirado com o blog oficial (http://mouvapalhaca.blogspot.com/).

Sem comentários: