terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Palhaça - E que tal um «brainstorming» (tempestade de Ideias)?

«Utopia tem como significado mais comum a ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode referir-se a uma cidade ou a um mundo, sendo possível tanto no futuro, quanto no presente, porém num paralelo. A palavra foi cunhada a partir dos radicais gregos οὐ, "não" e τόπος, "lugar", portanto, o "não-lugar" ou "lugar que não existe"» (in Wikipedia)


1. Lança-se uma semente a uma terra cultivável - não serão todas, com recursos humanos, solidariedade, conjugação de vontades e imaginação? - chamada Palhaça.

2. Desafiam-se/Provocam-se, neste espaço (cujas balizas são a utopia e a realidade), todos os palhacenses - vizinhos e simpatizantes - a participarem com ideias para a potencialização de uma Palhaça tímida em acções sociais, políticas, cívicas e culturais, não obstante o esforço de algumas instituições locais.

3. Porque já existem exemplos que provam que uma aldeia, uma vila e ou cidade podem existir independentemente e para além da acção ou da inacção de um poder local (das Juntas de Freguesia às Câmaras Municipais) ou de um poder central, ou de cores políticas, porque a sustentabilidade do planeta está em equação e em aperto, porque todo o ser humano e cidadão terá potencial em bruto para maximizar e materializar em projectos, sugere-se a construção - não necessariamente abrupta, mas porque não progressiva? - de uma Palhaça experimental, plural, cujos intervenientes, em regime democrático, a partir da premissa da liberdade de expressão, denunciem, critiquem, proponham, valorizem, idealizem, pensem uma Palhaça mais inventiva, contemporânea, dinâmica, se for esse o desejo dos seus habitantes. Paralelamente, sugere-se que temas da actualidade nacional ou global - que dizem respeito a todos os cidadãos - sejam debatidos neste espaço.

4. Saúda-se a intervenção regular e a diversidade de opinião, bem como a abertura dos navegadores destas águas à troca de ideias e à desmistificação de ideias pré-feitas, assentes em lacunas comunicacionais, na desinformação e na contra-informação. Palhacenses de direita, de esquerda, de centro ou sem direcção. Partidários ou apartidários. Pragmáticos e teóricos. Católicos e ateus, passando pelos agnósticos e por cidadãos que professam outras religiões. De pessoas sem estudos a doutorados. Cidadãos de várias nacionalidades e etnias. Pessoas com deficiência ou sem ela. Emigrantes e imigrantes. Mulheres, homens e transgéneros. Homo-, bi- e heterossexuais. Representantes das 1ª, 2ª, 3ª e 4ªs idades. Disponham deste e contribuam neste blog, sem medos.

5. Em tempos de crises, um dos desafios é contorná-las com imaginação, partilha e civilidade.

6. Quando ainda não há definições, «venha daí uma resposta» (para já, para o mail tiagoogago@gmail.com ou para a caixa de comentários abaixo disponível... até se decidir, em conjunto, por uma via mais eficaz), por mais absurda que aparente o ser...


Assinaturas:
Tiago Pereira de Carvalho
Gertrudes Keil Bonaparte

Sem comentários: