Plataforma de informação e discussão democrática acerca de questões sociais, culturais e políticas, respeitantes aos palhacenses & CA ( aos níveis local, regional, nacional e internacional, numa era repleta de desafios). Proposta: uma sociedade civil mais desperta para os seus direitos e deveres; uma vila mais solidária e dinâmica. Mail: palhacacivica@gmail.com (pedir senha para aceder)
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Risco de pobreza estabiliza em 18 por cento entre 2006 e 2007
Notícia Público Online
15.12.2008 - 12h56
Por Agências
Inquérito às Condições de Vida e Rendimento realizado em 2007 pelo INE
Os idosos são os portugueses mais afectados pelo espectro da pobreza
Há 18 por cento de indivíduos residentes em Portugal que se encontravam em risco de pobreza em 2007, o mesmo valor indicativo observado em 2006, avança hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) no inquérito às Condições de Vida e Rendimento realizado em 2007, com base nos rendimentos de 2006.
A taxa de risco de pobreza corresponde à proporção de habitantes com rendimentos anuais por adulto equivalente inferiores a 4544 euros em 2006, valor que corresponde a 379 euros mensais - aumento do limiar de pobreza de quatro por cento face a 2005.
O INE afirma, ainda, que o impacto das transferências sociais, excluindo pensões, na redução da taxa de risco de pobreza foi de seis pontos percentuais (...).
Neste âmbito, questiona-se a Junta de Freguesia da Palhaça, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e/ou as instituições de solidariedade (como a Cáritas) sobre a existência ou não de um levantamento do número de pobres, indivíduos ou agregados familiares em risco de pobreza e/ou de desempregados da Palhaça, bem como do número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção, do subsídio de desemprego e de pensões de reforma.
Caso a resposta seja afirmativa, será possível aceder a esses dados, de forma transparente, e saber que planos de acção estão previstos, para 2009, pela Câmara Municipal, pela Junta de Freguesia e pelas Instituições (incluindo a igreja) para combater a pobreza na vila?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Penso que esta notícia diz um pouco do que se pergunta http://www.litoralcentro.pt/index.php?zona=ntc&tema=13&lng=pt&id=1612
Já nos dá algumas pistas (apesar do texto estar um pouco confuso)... já enviei à CM e à JF a pergunta. Bom serviço público, Pedro. Tiago
Caros,
Publiquei no Jornal da Bairrada, há cerca de um ano, uma peça com estes números. Trata-se de um estudo feito pela Universidade de Aveiro para a Carta Educativa.
obrigado pela informação complementar, Pedro Costa.
Enviar um comentário