segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Risco de pobreza estabiliza em 18 por cento entre 2006 e 2007


Notícia Público Online
15.12.2008 - 12h56
Por Agências


Inquérito às Condições de Vida e Rendimento realizado em 2007 pelo INE


Os idosos são os portugueses mais afectados pelo espectro da pobreza


Há 18 por cento de indivíduos residentes em Portugal que se encontravam em risco de pobreza em 2007, o mesmo valor indicativo observado em 2006, avança hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) no inquérito às Condições de Vida e Rendimento realizado em 2007, com base nos rendimentos de 2006.

A taxa de risco de pobreza corresponde à proporção de habitantes com rendimentos anuais por adulto equivalente inferiores a 4544 euros em 2006, valor que corresponde a 379 euros mensais - aumento do limiar de pobreza de quatro por cento face a 2005.

O INE afirma, ainda, que o impacto das transferências sociais, excluindo pensões, na redução da taxa de risco de pobreza foi de seis pontos percentuais (...).




Neste âmbito, questiona-se a Junta de Freguesia da Palhaça, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e/ou as instituições de solidariedade (como a Cáritas) sobre a existência ou não de um levantamento do número de pobres, indivíduos ou agregados familiares em risco de pobreza e/ou de desempregados da Palhaça, bem como do número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção, do subsídio de desemprego e de pensões de reforma.

Caso a resposta seja afirmativa, será possível aceder a esses dados, de forma transparente, e saber que planos de acção estão previstos, para 2009, pela Câmara Municipal, pela Junta de Freguesia e pelas Instituições (incluindo a igreja) para combater a pobreza na vila?

4 comentários:

Anónimo disse...

Penso que esta notícia diz um pouco do que se pergunta http://www.litoralcentro.pt/index.php?zona=ntc&tema=13&lng=pt&id=1612

Anónimo disse...

Já nos dá algumas pistas (apesar do texto estar um pouco confuso)... já enviei à CM e à JF a pergunta. Bom serviço público, Pedro. Tiago

Anónimo disse...

Caros,
Publiquei no Jornal da Bairrada, há cerca de um ano, uma peça com estes números. Trata-se de um estudo feito pela Universidade de Aveiro para a Carta Educativa.

TPC disse...

obrigado pela informação complementar, Pedro Costa.