domingo, 18 de janeiro de 2009

«As Ruas de Saibro Estão Vazias...»

4 comentários:

Andreia disse...

por acaso estas ruas são o que mais me faz falta! na gaf também se anda a pé e de bike, mas não há o pôr do sol, para lá dos campos verdes e dos cabanais... :)

TPC disse...

Por falar nisso, Andreia, os cabanais também são uma espécie em vias de extinção na Palhaça, não?

Muitas «estórias» - mais ou menos secretas, mais ou menos bizarras - devem ter conhecido as palhas dos cabanais.

Eu sei que o meu tributo aparentemente não tem nada a ver com este blog, mas no meu imaginário tem [porque o visado resgastou muitas vezes a tradição portuguesa (o fado, a música popular, etc), confrontando-a com o contemporâneo, uma questão sempre premente quando se discute o futuro da Palhaça]: Morreu o João Aguardela, entre outras coisas, mentor d'Os Sitiados, d'A Naifa e de projectos como Linha da Frente e Megafone. Era (demasiado) novo, talentoso e extremamente dedicado à causa do património cultural português, através da música.


Sobre o Aguardela: "Criador com capacidades fora do comum, inovador, Aguardela soube antecipar tendências e lançar projectos esteticamente inéditos, sempre numa abordagem marcada pela defesa da língua e da cultura portuguesas. Firme nas convicções, determinado nos objectivos, invulgar na forma de ser e estar na vida, desde sempre grangeou respeito e admiração no meio musical, ainda que nunca tivesse procurado o estrelato", refere um comunicado da família e amigos.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1356656

www.myspace.com/anaifa

Andreia disse...

também já reparei que os cabanais tem vindo a desaparecer... quando passo pelos caminhos outrora desbravados na bicicleta da avó Noémia, procuro essas casinhas de praia. tempos houve em que nos encostávamos aos cabanais para, à sua sombra, descansar as pernas e comer umas laranjas "emprestadas"! :)
e João Aguardela!!! fiquei chocada com a noticia da sua morte. tão novo. tão como nós! mas marcou pela diferença e isso é eterno! ainda bem que escreveste sobre ele!

Palhaça Cívica disse...

Parece que, como canta o Sérgio Godinho, «isto anda tudo ligado», Andreia.

De repente falamos em tradições em vias de extinção na Palhaça (os cabanais, as passeatas de bicicleta, o saibro) e de artistas - dedicados à tradição e à inovação - em vias de extinção (o João Aguardela)... e eis que vejo nessa fotografia um milheiral...

E não é que hoje encontro uma versão de «A Desfolhada (Portuguesa), da Simone de Oliveira, no Youtube, pel'A Naifa, um projecto do João Aguardela?

E já agora, atire-me a primeira pedra - ou espiga - quem nunca chamou Aguarela ao homem dos muitos instrumentos e projectos...

Hoje, nostálgico, deixo para a folia dois «souveniers» - com participação do Aguardela - do imaginário colectivo português (se é que isso existe):

http://www.youtube.com/watch?v=bMCRKWnxN1I («Estava Outro Parvo No Meu Lugar», dos Sitiados)


http://www.youtube.com/watch?v=bi0nvY_1kV8 («A Desfolhada», pel'A Naifa)



Tiago