Plataforma de informação e discussão democrática acerca de questões sociais, culturais e políticas, respeitantes aos palhacenses & CA ( aos níveis local, regional, nacional e internacional, numa era repleta de desafios). Proposta: uma sociedade civil mais desperta para os seus direitos e deveres; uma vila mais solidária e dinâmica.
Mail: palhacacivica@gmail.com (pedir senha para aceder)
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
Há Reis na Palhaça
A ADREP e a Comissão Fabriqueira da Paróquia de S. Pedro da Palhaça organizam, no próximo Domingo, o tradicional Cortejo de Reis Magos. O Cortejo reúne-se na Rotunda do Areeiro, pelas 12:00 horas.
Só no concelho há Reis na Palhaça, na Mamarrosa,no mesmo dia, tb houve em Bustos (http://noticiasdebustos.blogspot.com/) e este ano surgiu um outro evento, que parte da mm génese, ou seja, mais do mesmo, o Presépio Vivo (http://www.cm-olb.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=32213)em Oliveira do Bairro, uma iniciativa da autarquia. Não acham que é mais do mesmo, até nos mesmos dias? não seria golpe de vista a autarquia ter juntado estas freguesias e pensar num grande evento consertado a nível municipal? Ou, por outro lado, não mereceria a Palhaça alguma atenção por parte da autarquia e da organização do Cortejo na freguesia, para não ser apenas masi um cortejo, entre tantos outros? Afinal o Cortejo de Reis na Palhaça ainda se destaca pela longevidade, pelo auto que o sustenta, pelo esforço consecutivo da organização em não deixar morrer este momento na Palhaça. Mas não estará mais que na hora de catapultar o evento dos Reis Magos para a cena distrital e até nacional? constituir uma equipa de coordenação mais experiente em eventos? com uma organização cuidada,preparada ao longod e um ano? envolvendo as crianças das insituições locais, os seniores da freguesia e as várias entidades culturais locais, numa estrat+egia de parceria com a autarquia, com apostando num plano de divulgação e promoção de maior abrangência? Concerteza seria o rejuvenescimento que esta actividade precisa, para não cair no rídiculo, e acredito que o objectivo que está na base do evento - a angariação de fundos para a Comissão Fabriqueira e para a ADREP, seriam bem maiores, já para não referir a motivação e envolvência que uma boa organização poderia conseguir junto dos palhacenses. Talvez num fim-de-semana de Ris em 2010? por que não? e mais não digo que sei que esta vontade e disponibilidade, já foi demonstrada por várias vezes por parte de alguns conterrâneos a elementos da organização actual. É pena que estas coisas se deixem sempre para a ultima semana e se avisem os ensaios no altar da igreja. Muita pena...a Palhaça perde uma grande oportunidade, mesmo grande!
apesar de não ser propriamente abonatório, cá vai o meu primeiro comentário... pessoalmente, não me sinto motivada para ir ver os Reis! É sempre a mesma coisa, é sempre igual! não acham? eu sei que a tradição é um factor importante e aprecio e gabo-me da dua relevância neste evento na Palhaça mas... até as condições, os adereços... é sempre a mesma coisa... não podíamos fazer algo novo? respeitando a tradição, não será possível fazer o povo ansiar por este dia? digo eu...
3 comentários:
Só no concelho há Reis na Palhaça, na Mamarrosa,no mesmo dia, tb houve em Bustos (http://noticiasdebustos.blogspot.com/) e este ano surgiu um outro evento, que parte da mm génese, ou seja, mais do mesmo, o Presépio Vivo (http://www.cm-olb.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=32213)em Oliveira do Bairro, uma iniciativa da autarquia.
Não acham que é mais do mesmo, até nos mesmos dias? não seria golpe de vista a autarquia ter juntado estas freguesias e pensar num grande evento consertado a nível municipal?
Ou, por outro lado, não mereceria a Palhaça alguma atenção por parte da autarquia e da organização do Cortejo na freguesia, para não ser apenas masi um cortejo, entre tantos outros?
Afinal o Cortejo de Reis na Palhaça ainda se destaca pela longevidade, pelo auto que o sustenta, pelo esforço consecutivo da organização em não deixar morrer este momento na Palhaça. Mas não estará mais que na hora de catapultar o evento dos Reis Magos para a cena distrital e até nacional? constituir uma equipa de coordenação mais experiente em eventos? com uma organização cuidada,preparada ao longod e um ano? envolvendo as crianças das insituições locais, os seniores da freguesia e as várias entidades culturais locais, numa estrat+egia de parceria com a autarquia, com apostando num plano de divulgação e promoção de maior abrangência?
Concerteza seria o rejuvenescimento que esta actividade precisa, para não cair no rídiculo, e acredito que o objectivo que está na base do evento - a angariação de fundos para a Comissão Fabriqueira e para a ADREP, seriam bem maiores, já para não referir a motivação e envolvência que uma boa organização poderia conseguir junto dos palhacenses. Talvez num fim-de-semana de Ris em 2010? por que não? e mais não digo que sei que esta vontade e disponibilidade, já foi demonstrada por várias vezes por parte de alguns conterrâneos a elementos da organização actual.
É pena que estas coisas se deixem sempre para a ultima semana e se avisem os ensaios no altar da igreja. Muita pena...a Palhaça perde uma grande oportunidade, mesmo grande!
desculpem o consertado...deverá ser concertado.
apesar de não ser propriamente abonatório, cá vai o meu primeiro comentário...
pessoalmente, não me sinto motivada para ir ver os Reis! É sempre a mesma coisa, é sempre igual! não acham?
eu sei que a tradição é um factor importante e aprecio e gabo-me da dua relevância neste evento na Palhaça mas... até as condições, os adereços... é sempre a mesma coisa... não podíamos fazer algo novo? respeitando a tradição, não será possível fazer o povo ansiar por este dia?
digo eu...
Enviar um comentário