sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

GRUPO DE CANTARES RAÍZES DA NOSSA TERRA APRESENTA-SE NO PRÓXIMO DOMINGO NA PALHAÇA

Da notícia do Jornal da Bairrada

A apresentação do Grupo de Cantares Raízes da Nossa Terra tem apresentação marcada para o próximo domingo, dia 1 de Março, na zona desportiva e recreativa da Palhaça às 15h00. O espectáculo, onde se fará a bênção do Grupo, tem entrada livre, contará com a presença do Grupo de Cantares do Silveiro, convidado a apadrinhar o grupo Palhacense e a jovem cantora Eveline, conhecida pela sua participação na Operação Triunfo, madrinha do agrupamento. No final do espectáculo haverá lanche e convívio para todos os convidados e amigos que se juntarem nesta tarde de música popular.

O Grupo de Cantares Raízes da Nossa Terra surge integrado numa das associações mais dinâmicas da freguesia e do concelho, a ADREP. Com ela assegura a logística com que um grupo em inicio de carreira tem de lidar, desde os meios de deslocação até ao local para ensaios, passando pelo investimento em equipamento de som para poder apresentar-se em palco. “Foi um convite que aceitámos de muito bom grado”, explica Jorge Vagueiro, um dos fundadores e responsáveis do Grupo, “a ADREP abordou-nos e achámos que tínhamos ambos a ganhar com esta integração, nós porque precisamos de apoios que vão muito além de financiamento e a ADREP porque sendo uma associação cultural e recreativa acaba por cumprir e reforçar connosco os propósitos que justificam dois dos seus âmbitos enquanto associação”.

Grupo de Cantares Raízes da Nossa Terra

Na génese deste grupo está a vontade transformada em acção de dois casais, com provas dadas no empenho e na divulgação da freguesia através do folclore. Jorge Vagueiro e Maria da Conceição juntamente com Jaime Geraldo e Alegria Caniçais, são os fundadores que assumem os destinos do novo Grupo de Cantares da Palhaça. Desde Abril de 2008 que a ideia começou a tomar forma à medida que foram fazendo convites a elementos que hoje constituem o Grupo e trouxeram outros amigos. São dezanove elementos, na sua grande maioria da Palhaça, mas quase tantos vindos das redondezas: Salgueiro, Ílhavo, Verba, Nariz, Amoreira da Gândara, Póvoa do Valado e Gafanha da Encarnação. A direcção musical está a cargo do jovem Palhancense, Pedro Daniel. Nesta fase inicial vão apresentar-se com um reportório feito com recolha da música popular e tradicional. Não faltam acordeões, cavaquinhos, adufe, violino, violas, pandeiretas e outros que cabem na palma da mão. Neste grupo as gerações misturam-se com uma presença em força da juventude.

As razões que levaram à criação deste grupo são explicadas pelos fundadores, “Aquilo que nos levou pensar criar este grupo foi um recuperar de memória, queremos recuperar uma boa ideia que outros tiveram e que pode voltar a existir enquanto Grupo e enquanto manifestação do nosso concelho. A isto somámos o facto de estarmos disponíveis, termos experiência e o gosto pela música.” Depois dos Cantares de Bustos, do Silveiro e do Grupo dos Moinhos, o concelho ganha mais um grupo de música tradicional para levar e divulgar o nome de Oliveira do Bairro e a cultura popular além concelho.

O Grupo Cantares Raízes da Nossa Terra espera uma agenda cheia para os próximos tempos, “gostávamos que as comissões de festas e os agentes musicais nos contemplassem nas suas propostas. Somos um grupo com capacidade para integrar qualquer programa de festas ou outro evento onde música popular possa rimar com boa disposição”. Já a Palhaça, e de acordo com os mesmos responsáveis, “a freguesia ganha “com a prata da casa” e a capacidade de acolhimento que nos caracteriza, uma mais-valia para divulgar ainda mais a nossa terra. Vamos, com todo o gosto, marcar presença sempre que sejamos solicitados no palco da sua terra”.

Para breve, e porque na história da freguesia há um Grupo de Cantares que se perdeu no tempo, prometem incluir no repertório alguns dos temas interpretados outrora interpretados por esse grupo, bem como originais logo que os consigam. Os ensaios acontecem todas as quartas-feiras no salão da ADREP e à população deixam um convite: apareça, será muito bem-vindo”.

Contactos para espectáculos: 234 752 007 / 96 6515640 / 234 751 386 / 96106615
DESAFIO: seria interessante se alguém conseguisse fazer um registo vídeo/audio do evento para depois partilharmos aqui no blog!

1 comentário:

TPC disse...

Alguém foi? Como correu?