sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

JF no Sec. XXI …………..



Não querendo sequer usar este artigo e o próprio Blog, para fazer qualquer exercício político, gostaria que ao lerem este apontamento o vissem como uma visão meramente pessoal, passível de ser aproveitado por quem de direito e nunca como crítica destrutiva aos Homens e Mulheres da nossa freguesia que tem dado com um enorme esforço pessoal o seu contributo para a construção da nossa Freguesia.

Obviamente que a área de intervenção de qualquer uma das Juntas Freguesias do nosso País varia de localidade para localidadee até pelo seu próprio enquadramento quer seja ele rural ou urbano. No entanto e nos tempos que correm e com a escassez de recursos que estes órgãos se encontram as tarefas que lhe estão confiadas são cada vez mais semelhantes. Mas comecemos por…..

O conteúdo funcional

Organização e funcionamento dos seus serviços, bem como no da gestão corrente
Planeamento da respectiva actividade e no da gestão financeira
Participação no ordenamento do território e urbanismo
Gestão e manutenção e equipamentos integrados no respectivo património
Manutenção das relações com outros órgãos autárquicos

A nossa realidade

Do que me apraz conhecer e da minha realidade paroquial, a actividade da Junta local resume-se a simples actos administrativos de interlocução com o cidadão da sua freguesia, atribuição de subsídios às Associações (ainda que minúsculos dado o seu escasso orçamento), manutenção dos espaços e equipamentos que lhe estejam afectos (Cemitérios/Feiras/Limpezas de valetas).
Organização, ainda que pontual, de eventos de participação geral.

O passado recente

Todos sabemos que o actual edifício da Junta de Freguesia, foi construído não só com dinheiros públicos mas muito à custa do esforço da sua população.
Não foi há muito tempo que existia uma dita “Comissão de melhoramentos”, que para alguns serviu de arma de arremesso político/partidário.
As obras eram quase como a Bandeira do sucesso de um mandato.
É certo que no nosso caso, hoje todos nos orgulhamos do resultado da obra do LARGO da Palhaça transformado em Praça S. Pedro.
Mas será que esta cultura de serviço se resume só a isto?

A análise


Dos poucos políticos locais que conheço e dado até que estamos em ano de eleições, todos tem uma enorme dor de cabeça por a Obra X não estar pronta ou o concurso Y não estar ainda lançado. Creio que esta visão é redutora da actividade ao serviço do cidadão e acaba por ser influenciada pelo passado com a emblemática política do betão e do alcatrão.
A nossa Junta tem feito um esforço em modernizar-se e adaptar-se a estes novos tempos, mas sinto que tem esmorecido, eventualmente por falta do carinho de quem deve….

A proposta

A mudança de paradigma da função que os nossos governantes locais detêm, é a chave para o aumento da qualidade de vida dos seus habitantes.
As pessoas têm que se sentir bem num lugar onde são promovidas actividades para elas e para os seus.
Atrevo-me até a registar e reforçar as propostas que constam aqui neste Blog, na barra lateral esquerda.
Ou ainda actividades de promoção do comércio tradicional da nossa freguesia. O apoio e divulgação de Sistemas de Incentivo como o modcom.


É certo que como na nossa casa temos de ir mantendo o que temos e até de vez em quando fazendo lá uma obrazita, mas deixemo-nos de coisas, hoje o que se espera de uma Junta é que esta interaja com o comércio, com a indústria com a população que lhe confiou esse mandato.
A acção social pode e deve ser um dos pilares da actividade deste órgão, promovendo não só actividades mas apoiando institucionalmente aqueles que mais necessitam.
Façam um exercício de memória e verifiquem se não houve VIDA e movimento em todas aquelas actividades sociais e/ou de formação que foram desenvolvidas na última década na nossa freguesia.



Julgo que esta nossa Freguesia tem massa crítica e capacidade para Construir ideias e agendar o futuro.
Este local (Blog) é a plataforma ideal para dar o 1º passo para uma reflexão estratégica para aquele que é o nosso cantinho.
Fica mais um desafio.
Sérgio Pelicano

NOTA: Foto da autoria de Telmo Pereira in http://fotosdapalhaca.blogspot.com (espero que não se chateie pelo assalto.

2 comentários:

TPC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
TPC disse...

Sérgio, como dizes, notoriamente empenhado e amante da causa palhacense, «massa crítica» parece não faltar e vontade de transformar, de construir. Penso que o que falta agora é repercussão do blog na vida social e cultural da Palhaça, traduzida em acção no campo [À distância, não posso fazer muito, mas disponibilizo-me para colaborar em algumas actividades ao fim-de-semana (naquelas em que sinta que posso ajudar). Poderá ser, aliás, uma forma de pessoas como eu, a morarem noutros pontos do país/mundo, não perderem o vínculo, a vontade e o prazer de visitar a Palhaça].

Para já, partilho o sonho de participantes no blog - possivelmente realizável, com as devidas autorizações - de um mercado de objectos usados, víveres e artesanato, ainda na Primavera (para não comerciantes ou comerciantes amadores, à imagem de, por exemplo, a Feira Sem Regras, mensal, em Coimbra). Mais do que um mero evento comercial, este mercado poderá funcionar, caso vá para a frente, como um evento social onde se poderão trocar ideias - quiçá sobre eventuais eventos posteriores - e conviver... e dar vida à Praça, que tanto dela parece precisar.

Sugestões e colaborações para o eventual mercado são bem-vindas.

Quanto à Quinzena Cultural, penso que a JF não levará a mal propostas extra-associações já firmadas (há lugar para todos, não?)... Faltam alguns meses, mas poder-se-ia começar a deixar algumas ideias na coluna aqui ao lado... O que acham?

TPC