segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

[Efemérides] Entrudo, Cultura & Quejandos

0) «Que ideia a de que no Carnaval as pessoas se mascaram. No Carnaval desmascaram-se» (Virgílio Ferreira)

1) Sobre o Carnaval na Palhaça, de ontem e hoje, o que vos apraz dizer?

2) Passam, hoje, 22 anos sobre a morte de José Afonso, cantautor que, qual andarilho, andou e deambulou entre a música tradicional portuguesa (Beira Baixa, Alentejo, etc.) e a música de outras geografias (países africanos, Brasil, Cuba, etc), entre a convenção e o risco, o país e o mundo; um artista cuja obra (estética, cívica, poética e etnográfica) teve sempre subjacente a ideia que ele alinhavou como «contos
velhos, rumos novos»
(tradição e contemporaneidade, em manta de retalhos, em suma); cidadão inegavelmente empenhado, destemido, e, também por isso, controverso.

Para os interessados, segue abaixo um compêndio da vasta obra de Afonso (todos os álbuns, letras e alguns vídeos disponíveis, desde os tempos dos fados de Coimbra à época da multiculturalidade e da doença), armazém-acervo organizado e de circulação sem obstáculos, em formato de site .


3) Em época de Entrudo, fica a letra de «Entrudo», canção popular da Beira Baixa, popularizada por Zeca Afonso:

Ó entrudo Ó entrudo
Ó entrudo chocalheiro
Que não deixas assentar
as mocinhas ao solheiro

Eu quero ir para o monte
Eu quero ir para o monte
Que no monte é qu'eu estou bem
Que no monte é qu'eu estou bem

Eu quero ir para o monte
Eu quero ir para o monte
Onde não veja ninguém
Que no monte é qu'eu estou bem

Estas casa são caiadas
Estas casa são caiadas
Quem seria a caiadeira
Quem seria a caiadeira

Foi o noivo mais a noiva
Foi o noivo mais a noiva
Com um ramo de laranjeira
Quem seria a caiadeira



4) A encerrar a saga sobre (des)máscaras, eis um vídeo com imagens dos Caretos de Podence, Trás-Os-Montes, acompanhadas da música da criativa e ousada Stealing Orchestra:

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei de relembrar os Caretos que um dia me achincalharam (penso que é assim que se diz) no átrio da Estig-Bragança. São mesmo assim, não largam uma pessoa, até que temos mesmo de fugir a sete pés. Tradição engraçada e única no País.